Guia Rápido do Comprador do Imóvel

Este é um guia rápido e prático para você que está na etapa final da COMPRA do seu imóvel.
Caso queira vender seu imóvel, há outro guia para você, clicando aqui.
A ideia é que possa segui-lo para ter uma noção de valores e prazos de cada etapa, assim você poderá estar mais seguro durante todo o processo, que parece complicado, mas é bem simples. Podemos começar?

1 - Contrato Particular de Compromisso de Venda e Compra

O contrato de venda e compra é um termo particular assinado entre as partes garantindo que, se conferidas determinadas condições, elas são obrigadas a concretizar o negócio; caso não o façam, é válida a aplicação de uma multa. É fundamental para garantir exigibilidade ao negócio, e evitar que uma das partes venha a desistir, por encontrar outra oportunidade, por exemplo.

2 - Apresentação das certidões e Carta de Crédito

Há duas condições observadas para viabilizar a concretização do negócio de forma segura:
1 - As certidões do imóvel e pessoais devem ser apresentadas negativas, ou seja, sem nenhum débito, o que garante segurança a você, comprador. Elas serão custeadas pela Jazz e tem um prazo de até 5 dias úteis;
2 - Carta de crédito de financiamento ou consórcio, comprovando seu potencial de compra ao vendedor. 

Caso haja um imóvel entrando como parte do pagamento, deverão ser apresentadas também as certidões referentes a ele, uma vez que, nesse caso, você também é um vendedor.

3 - Contrato Público de Venda e Compra - Financiamento ou Escritura

Comprovadas as condições para concretização do negócio listadas no Contrato de Compromisso de Venda e Compra, vamos agora assinar um contrato público com essas informações. Nesse caso, teremos duas opções:

1 - Caso a compra seja à vista, será lavrada uma escritura em cartório de notas ou tabelionato. O valor é padrão, e definido de acordo com uma tabela, que em  

Tire suas dúvidas